SOLIDARIEDADE

Mais de 500 atingidos pelas enchentes são beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito na Santa Casa

A iniciativa contou com a participação de 65 voluntários para atender quem foi atingido pelas enchentes.

Foto: Divulgação/Santa Casa
Foto: Divulgação/Santa Casa

Aproximadamente 550 pessoas que perderam ou tiveram seus óculos danificados pelas enchentes em Porto Alegre e Região Metropolitana foram beneficiadas com atendimento oftalmológico gratuito no sábado (8).

Promovida pela Santa Casa de Porto Alegre, em um gesto de solidariedade e cuidado com a população, a ação para prescrição emergencial de óculos, com a realização de consultas e exames, também contou com empresas parceiras que doaram as armações e lentes para os pacientes atendidos.

A iniciativa contou com a participação de 65 voluntários. “Foram 40 profissionais da saúde, incluindo oftalmologistas, residentes e doutorandos de diferentes universidades, e outros 25 profissionais de apoio administrativo, que se uniram para fazer a diferença na vida dessas pessoas e devolver a possibilidade de enxergar com qualidade e nitidez”, destacou a oftalmologista da Santa Casa, Terla Castro, que liderou a ação.

Com a receita em mãos, logo após a verificação do grau ocular, os pacientes também receberam o primeiro atendimento das empresas parceiras. Eles saíram do mutirão com a garantia de levar pra casa um óculos novo sem qualquer custo.

“O óculos que eu uso é multifocal, um óculos bem caro. E para quem perdeu tudo, fica bem difícil conseguir priorizar esse tipo de gasto agora. Sair daqui com um óculos novo vai ajudar bastante, não tenho nem como agradecer”, ressaltou a moradora de Guaíba, Sirlei Silva, que teve a casa inteiramente tomada pela água.

“Depois de tudo que a gente tem passado, esse é um presente e tanto”, agradeceu o morador de Canoas, Mauro Jung, que precisou sair de casa só com a roupa do corpo junto à família.