PLANO RIO GRANDE

Governo anuncia plano para reconstrução e adaptação do RS às emergências climáticas

O "Plano Rio Grande" prevê a reconstrução de áreas atingidas e, principalmente, adaptação a "uma nova realidade"

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta sexta-feira (17), a estruturação de um plano para reconstrução e adaptação do Rio Grande do Sul à emergência climática. O “Plano Rio Grande” prevê a reconstrução de áreas atingidas e, principalmente, adaptação de localidades que não permitem mais a sua ocupação.

“Não apenas reconstruir o que se perdeu, mas construir um novo futuro. Construir a partir de novas bases, pensando o nosso Estado a partir de uma nova realidade que nós vivenciamos”, afirmou Leite.

Leite anunciou a criação de um Comitê Gestor para que, forma técnica e especializada, sejam entregues soluções para a população gaúcha. Conforme o governador, esse conselho será composto por representantes da sociedade civil, entidades, movimentos sociais, entre outros representantes.

Também está prevista a criação de um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática. “Nós já estávamos em fase de estruturação desse comitê a partir do que nós tínhamos vivenciado no ano passado. Vamos reforçar esse comitê e trazê-lo para a governança do Plano Rio Grande, com a contribuição da Academia, de especialistas, para as ações de futuro e de transformação do nosso Estado”, afirmou Leite.

Atuação do Governo

Na apresentação, o governador do Estado afirmou que há um plano de trabalho imediato em curso: o de atendimento dos desabrigados. São cerca de 70 mil pessoas em abrigos públicos diante da inundação de inúmeras cidades pelas chuvas de abril/maio de 2024. Essas pessoas, na visão do Governo, precisam de atenção imediata.

A médio prazo, a prioridade será a reconstrução de áreas atingidas pelas enchentes. Mais à frente, será elaborado um novo plano de desenvolvimento econômico. “Não basta atender as pessoas a curto prazo e reconstruir o que nós tínhamos da forma como era. Precisamos apontar um horizonte para o nosso Estado, com a capacidade de animar os gaúchos e o Brasil em relação ao Rio Grande do Sul”, apontou.

Além dessas ações, o Piratini vai transformar a Secretaria de Parcerias e Concessões na Secretaria da Reconstrução Gaúcha. Conforme Leite, o objetivo “é reconfigurar a estrutura do Governo por dentro para atender a esse propósito” e, assim, atender as demandas da população.