PREVISÃO DO TEMPO

Tempo segue instável em parte do RS neste domingo

O domingo deve ser mais um dia de instabilidade em parte do Estado. Há chance de pancadas de chuvas em áreas atingidas pela grande enchente.

Crédito: Julio Ferreira / PMPA
Crédito: Julio Ferreira / PMPA

O tempo instável, acompanhado de frio segue predominando no Rio Grande do Sul nos próximos dias. O domingo deve ser mais um dia sem predomínio de sol em parte do Estado. Há chance de pancadas de chuvas em áreas atingidas pela grande enchente.

O dia começa com sol na região Sul, Campanha, Noroeste e Fronteira Oeste do RS. Nas outras regiões, no entanto, o tempo encoberto predomina.

A partir da tarde, uma nova rodada de nuvens chega na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e Argentina. Será o prelúdio de mais dois dias de instabilidade no Estado.

Continua a fazer frio no RS. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 9°C. A máxima não passa dos 16°C em dia de muita nebulosidade. Há possibilidade de pancadas de chuva, sem grandes volumes acumulados, ao longo do domingo.

Em Três Passos, mínima de 7°C e máxima de 18°C. O sol aparece entre a manhã e a tarde. Na Campanha, Bagé terá mínima de 4°C e máxima de 12°C em dia predominantemente nublado.

Condições nos próximos dias

De acordo com a Sala de Situação na segunda-feira (27), o prognóstico é de chuva e vento pontualmente fortes acompanhados de descargas elétricas sobre o Sul, Norte e metade Leste. No Sul, Costa Doce, Vales, Nordeste, RMPOA e Litoral, os acumulados variam entre 40 e 60 mm/dia. Os ventos sopram de norte/noroeste em torno dos 40 aos 60 km/h.

Na terça-feira (28), as chuvas pontualmente fortes seguem atuando sobre o Litoral gaúcho. Os acumulados variam entre 30 aos 50 mm/dia no Sul e Leste. Além disso, os ventos de sudoeste/sul ganham força no Litoral Sul e Médio, e na região Leste, com rajadas passando dos 60 km/h.

A tendência é que, na quarta-feira (29), o tempo permaneça instável na faixa Leste, com chuviscos/chuva fraca. Com um ciclone extratropical em alto-mar, o mar fica agitado e há risco de ressaca sobre a costa gaúcha.

A Defesa Civil orienta que a população não retorne para áreas alagadas ou inundadas.

Condições hidrológicas

Conforme a Defesa Civil, a condição hidrológica atual é de níveis elevados e com tendência variando de estabilidade para lenta elevação nas bacias da região metropolitana, e com as águas do Guaíba seguindo em lento escoamento para a Laguna dos Patos. Ainda seguem elevados os níveis dos rios Caí, Jacuí, rio dos Sinos e Gravataí. A situação ainda é crítica na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, que registra níveis acima das cotas de inundação.

Em função da previsão que indica chuvas sobre o estado entre os dias 27 e 28 de maio, indica-se a condição de Alerta para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.

Devido aos volumes acumulados para a região sul, litoral, costa doce e região metropolitana, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, inicialmente com o extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, e em seguida a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação. Sendo assim, é indicada a condição de risco para inundação para as bacias Taquari-Antas (parte alta da bacia), Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Mampituba, Tramandaí, e Litoral Médio.

Devido ao cenário extremo que ocorreu na Região Hidrográfica do Guaíba, que segue escoando para a Laguna dos Patos e afetando a costa doce, espera-se a manutenção de níveis elevados na Laguna, com a tendência de uma nova elevação significativa durante o período do aviso.